A História da EBD
O que é a ED
O termo "Escola Dominical" foi primeiramente usado pelo jornalista evangélico Robert Raikes, na Inglaterra, a partir de 1780, quando começou a oferecer instrução rudimentar para crianças pobres em seu único dia livre da semana: domingo, pela manhã e à tarde, pois a maioria mesmo tendo pouca idade já trabalhava durante a semana. A Escola Dominical nasceu para servir como o ensino público gratuito, orientado pelos princípios da educação-cristã, vindo posteriormente o governo britânico e de outros países a oferecer o sistema de educação pública e a se responsabilizar oficialmente por ele. O movimento iniciado por Raikes é considerado o precursor desse sistema.
O termo "Escola Dominical" foi primeiramente usado pelo jornalista evangélico Robert Raikes, na Inglaterra, a partir de 1780, quando começou a oferecer instrução rudimentar para crianças pobres em seu único dia livre da semana: domingo, pela manhã e à tarde, pois a maioria mesmo tendo pouca idade já trabalhava durante a semana. A Escola Dominical nasceu para servir como o ensino público gratuito, orientado pelos princípios da educação-cristã, vindo posteriormente o governo britânico e de outros países a oferecer o sistema de educação pública e a se responsabilizar oficialmente por ele. O movimento iniciado por Raikes é considerado o precursor desse sistema.
Portanto, a Escola Dominical
do nosso tempo náo é o mesmo do britânico inicial, mas o tipo de escola que
surgiu na América do Norte muito tempo depois oferecendo um conteúdo curricular
bíblico não mais objetivando prioritariamente a aprendizagem da leitura e da
escrita de seus alunos e sim o conhecimento bíblico, a edificação espiritual, o
discipulado e a integração e a evangelização.
Por isso, a Escola Dominical é
o momento especial da semana para que todos que pertencem a uma igreja local
(crianças, adolescentes, jovens, adultos, incluindo os novos convertidos),
primeiramente, se reúnam para estudar a Palavra de Deus de forma pedagógica e
metódica, e também promovam a comunhão, o discipulado e a integração de novos
crentes e a evangelização, cooperando para o cumprimento da Grande Comissão de
Jesus registrada em Mateus 28.18-20.
HISTÓRIA DA ESCOLA DOMINICAL NO MUNDO
As
origens da Escola Dominical remontam aos tempos bíblicos quando o Senhor ordenou
ao seu povo Israel que ensinasse a Lei de geração a geração. Dessa forma a
história do ensino bíblico descortina-se a partir dos dias de Moisés, passando
pelos tempos dos reis, dos sacerdotes e dos profetas, de Esdras, do ministério
terreno do Senhor Jesus e da Primitiva Igreja. Não fossem esses inícios tão
longínquos, não teríamos hoje a Escola Dominical.
Porém, antes de
sumariarmos a história da Escola Dominical em sua fase moderna, faz-se mister
evocar os grandes vultos do Cristianismo que muito contribuíram para o ensino e
divulgação da Palavra de Deus.
Como esquecer os
chamados pais da Igreja e lhes seguiram o exemplo? Lembremo-nos de Orígenes,
Clemente de Alexandria, Justino o Mártir, Gregório Nazianzeno, Agostinho e
outros doutores igualmente ilustres. Todos eles magnos discipuladores. E o que
dizer do Dr. Lutero? O grande reformador do século XVI, apesar de seus grandes
e inadiáveis compromissos, Ainda encontrava tempo para ensinar as crianças.
Haja vista o catecismo que lhes escreveu.
Foram esses
piedosos de Cristo abrindo caminho até que a Escola Dominical adquirisse os
atuais contornos.
A Escola Dominical
do nosso tempo nasceu de visão de um homem que, compadecido com as crianças de
sua cidade, quis dar-lhes um novo e promissor horizonte. Como ficar insensível
ante a situação daqueles meninos e meninas que, sem rumo, perambulavam pelas
ruas de Gloucester? Nesta Cidade, localizada no Sul da Inglaterra, a delinquência
infantil era um problema que parecia insolúvel.
Aqueles menores
roubavam, viciavam-se e eram viciados; achavam-se sempre envolvidos nos piores
delitos.
É nesse momento
tão difícil que o jornalista episcopal Robert Raikes entra em ação. Tinha ele
44 anos quando saiu pelas ruas a convidar os pequenos transgressores a que se
reunissem todos os domingos para aprender a Palavra de Deus. Juntamente com o
ensino religioso, ministrava-lhes Raikes várias matérias seculares: matemática,
história e a língua materna - o inglês.
Não demorou muito,
e a escola de Raikes já era bem popular. Entretanto, a oposição não tardou a
chegar. Muitos eram os que o acusavam de estar quebrantando domingo. Onde já se
viu comprometer o dia do Senhor com esses moleques? Será que o Sr. Raikes não
sabe que o domingo existe para ser consagrado a Deus? Robert Raikes sabia-o
muito bem. Ele também sabia que Deus é adorado através de nosso trabalho
amoroso incondicional.
Embora haja
começado a trabalhar em 1780, foi somente em 1783, após três anos de oração,
observações e experimentos, que Robert Raikes resolveu divulgar os resultados
de sua obra pioneira.
No dia três de
novembro de 1783, Raikes publica, em seu jornal, o que Deus operara e
continuava a operar na vida daqueles meninos Gloucester. Eis porque a data foi
escolhida como o dia da fundação da Escola Dominical.
Mui
apropriadamente, escreve o pastor Antonio Gilberto: “Mal sabia Raikes que
estava lançando os fundamentos de uma obra espiritual que atravessaria os
séculos e abarcaria o globo, chegando até nós, a ponto de ter hoje dezenas de
milhões de alunos e professores, sendo a maior e mais poderosa agência de
ensino da Palavra de Deus de que a Igreja dispõe”.
Tornou-se a Escola
Dominical tão importante, que já não podemos conceber uma igreja sem ela. Haja
vista que, no dia universalmente consagrado à adoração cristã, nossa primeira
atividade é justamente ir a esse prestimoso educandário da Palavra de Deus. É
aqui onde aprendemos os rudimentos da fé e o valor de uma vida inteiramente consagrada
ao serviço do Mestre.
A. S. London afirmou, certa
vez, mui acertadamente: “Extinga a Escola Bíblica Dominical, e dentro de 15
anos a sua igreja terá apenas a metade dos seus membros”. Quem haverá de negar
a gravidade de London? As igrejas que ousaram prescindir da Escola Dominical
jazem exangues e prestes a morrer.
HISTÓRIA
DA ESCOLA DOMINICAL NO BRASIL
Os
missionários escoceses Robert e Sara Kalley são considerados os fundadores da
Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de
Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em
terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças
assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florescesse e
alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola
Dominical
deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.
Houve, sim, reuniões de Escola
Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no
idioma inglês, entre os membros da comunidade americana. Hoje, no local onde
funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio.
Mas ainda é possível ver o
memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em
nossa terra.
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